Até as grandes empresas petroleiras estão migrando para as fontes de energias renováveis.
Integração na cadeia da energia solar

A energia solar é a alternativa que apresenta maior crescimento no mix de energia primária. É uma energia ilimitada, bem distribuída, abundante, limpa e renovável. Ela também traz vantagens como rapidez de implantação e capacidade de se adaptar a sistemas descentralizados e ajustáveis, permitindo acesso à eletricidade para o maior número de pessoas possível.
Líder nesse mercado, a Total, por meio de suas filiais2, está presente ao longo de toda a cadeia solar: concepção e fabricação de células, painéis e sistemas fotovoltaicos, bem como sistemas de armazenamento de eletricidade; desenvolvimento e exploração de grandes usinas solares e sistemas fotovoltaicos descentralizados em residências, unidades industriais e comerciais.
Uma experiência reconhecida
Da América à Ásia, passando pela Europa e África, nossa experiência em energia solar nos permite fornecer energia no mundo inteiro. Por exemplo:
Na África do Sul, a Total construiu e desenvolve desde 2016 uma fazenda solar de 75 MWc em Prieska. Ela permite abastecer com eletricidade cerca de 75 mil residências sul-africanas.
Em Nanao, no Japão, a Total Solar e SunPower, em parceria com o grupo ISE, construíram e inauguraram em 2017 uma usina solar de 27 MWc que abastece 8,9 mil residências. Em um contexto de incidência solar limitada, os painéis solares SunPower maximizam a eletricidade gerada na unidade: em uma superfície equivalente, eles produzem 45% mais energia do que os painéis convencionais e são reconhecidos por sua fiabilidade e bom desempenho a longo prazo. Além disso, ainda no Japão, a Total Solar iniciou a construção de uma usina solar de 25 MWc em Miyako, cuja inauguração está prevista para 2018. Ela abastecerá com eletricidade mais de 8 mil residências.
Além das fazendas solares, a Total também aplica sua experiência no desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos descentralizados: instalação no topo de edifícios industriais e comerciais ou ainda como abrigos de estacionamento. Por isso, cinco mil postos de gasolina da Total no mundo serão equipados com painéis solares nos próximos cinco anos, bem como 300 unidades industriais. A potência instalada se aproximará de 200 MW, e as emissões de CO2 serão reduzidas em 100 mil toneladas por ano.
Aliás, nossa filial SAFT oferece soluções de armazenamento de energia que atendem a todas as necessidades, desde alguns kW a vários MW. Sua tecnologia ganhou renome internacional, pois conta com locais de produção no mundo inteiro, incluindo uma das mais avançadas fábricas de baterias de íon-lítio (Jacksonville, Estados Unidos). O armazenamento de energia é um aliado indispensável para acompanhar o desenvolvimento das energias renováveis, principalmente porque permite compensar a sua intermitência.
Favorecer o acesso à energia para todos
Atender às necessidades em eletricidade em regiões onde muitas residências têm pouco ou nenhum acesso à rede faz parte do compromisso da Total. Desde 2011, 10 milhões de pessoas sem acesso seguro à eletricidade se beneficiaram com uma gama de serviços e produtos solares fotovoltaicos por meio do programa Total Access to Energy.
A oferta de soluções solares descentralizadas está hoje disponível em 40 países (África, Ásia e América Latina), e 89% dos usuários declararam que sua lâmpada solar Total melhorou significativamente seu cotidiano3. A nossa ambição é continuar desenvolvendo este programa com a meta de comercializar 5 milhões de lâmpadas na África até 2020, ou seja, atingir 25 milhões de pessoas nesse continente.
1 Elas englobam as atividades de pós-tratamento do gás, das energias renováveis, do armazenamento de energia e da eficiência energética, sem esquecer os combustíveis limpos e o desenvolvimento de técnicas de captura, armazenamento e reaproveitamento de CO2 (CCUS).
2 SunPower: a Total é acionista majoritária desde 2011.
Total Solar: subsidiária integral 100%.
SAFT: subsidiária integral 100%.
EREN RE: a Total anunciou em setembro de 2017 sua intenção de adquirir participação indireta de 23% na EREN RE, empresa que desenvolve e opera usinas eólicas e fazendas solares. A realização desta transação está sujeita à aprovação prévia das autoridades competentes.